Por uma Europa mais amiga dos animais

Exige da UE que salvaguarde os interesses e direitos de todos os animais

Como podes fazer parte deste momento histórico e ajudar milhões de animais:

Atravessamos um momento histórico e decisivo no cenário político europeu, que pode ser determinante para mudar a vida de milhares de milhões de animais.

Todos os anos, na União Europeia, milhares de milhões de animais passam a sua vida inteira em jaulas, sujeitos a mutilações dolorosas e a más condições de criação, sendo depois submetidos ao stress e ao sofrimento inerente ao transporte (seja dentro da UE ou para outros países).

Temos agora uma ENORME oportunidade de elevar os padrões de bem-estar dos animais a nível europeu. 

No âmbito da sua estratégia Farm to Fork (Do Prado ao Prato) de 2020 e após o sucesso da Iniciativa de Cidadão Europeu (ECI), ‘End the Cage Age’ que recolheu 1.4 milhões de assinaturas, a Comissão Europeia comprometeu-se a rever a legislação acerca do bem-estar animal, inclusive a proibir os sistemas de exploração em gaiolas.

A Diretiva 98/58/EC acerca da proteção de todos os animais usados para a pecuária foi elaborada em 1998. A Comissão Europeia solicitou à Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar (EFSA) a sua opinião independente sobre a proteção e o bem-estar dos animais de produção e os dados recolhidos indicam que a legislação está extremamente desatualizada,  não é eficaz nem suficiente para mitigar o sofrimento animal, nem está em conformidade com as novas tecnologias e estudos acerca do BEA.

Este parecer científico analisa quais as condições em que os animais vivem e que influenciam o seu bem-estar e inclui várias recomendações que podem ajudar a mitigar o sofrimento animal.

Em Junho de 2021, depois de responder positivamente à Iniciativa “End the Cage Age”, a Comissão Europeia comprometeu-se a desenhar uma nova proposta legislativa que deveria ficar pronta no final de 2023. 

Infelizmente, com silêncio da Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen acerca desta revisão e o atraso na sua divulgação, cabe a nós, cidadãos europeus, consumidores e defensores dos direitos dos animais impulsionar esta mudança e exigir que as promessas sejam cumpridas.

Esta nova legislação tem de ser desenhada e implementada, tem de respeitar o modelo dos Cinco Domínios e tem de se alinhar com as necessidades básicas dos animais.

Isto não só tem um enorme impacto na vida dos animais na União Europeia, estas mudanças podem influenciar significativamente a vida de milhares de milhões de animais que sofrem nos sistemas agrícolas em todo o mundo!

Para começar a fazer a diferença por um mundo mais ético, mais justo e que respeite, pelo menos, as necessidades mais básicas de todos os seres explorados na pecuária, podes enviar e-mail à Presidente da Comissão Europeia, pedindo que cumpra a promessa de apresentar a nova proposta legislativa ao Parlamento e ao Conselho Europeu. 

Podes fazer a diferença gastando apenas 1 minuto do teu dia! 

Podes comentar, partilhar e questionar nas redes sociais de figuras políticas com influência no lobby europeu. É fácil, rápido e muito simples. A ADA disponibiliza todos os materiais necessários e terás apenas de enviar!

Apenas tens que nos dizer que queres ajudar e nós tratamos do resto! E então, queres fazer parte deste momento histórico e determinante para a vida de tantos animais?


Vídeo:

Excerto do documentário "Dominion"

Play Video

Créditos fotográficos © Farm Transparency Project / Dominion

Texto da petição:

Pelo fim do abate de pintos machos

Reconhecemos que esta prática é cruel, inaceitável e desumana, devendo ser legalmente proibida. Consideramos ainda que tal método não se justifica e não é coerente com as políticas de Bem-Estar Animal que a indústria e a legislação portuguesa dizem implementar. 

Queremos ver esta prática abolida e incentivos à investigação de tecnologias mais compassivas na indústria.

Atenciosamente,

×